
Se há uma coisa que acho que a Tvi vai conseguindo ter de bom é os comentadores no "Telejornal" (não se pode bem chamar de jornal àquilo, mas enfim): Prof. Marcelo Rebelo de Sousa e Miguel Esteves Cardoso. A meu ver são 2 pessoas esclarecidas e com uma certa mentalidade e gosto de ver o que têm a dizer quando o consigo porque tento ver notícias noutro canal.
No Domingo passado vi quando Marcelo Rebelo de Sousa fez o comentário quanto à tolerância de ponto como uma péssima decisão ou, como foi sublinhado depois, "como a pior das piores decisões" já tomadas. Um comentário como tantos e tantos outros, mas que foi classificado como "Comentário de Ódio" pelo Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares que face a tais comentários pediu à Alta Autoridade para intervir. Diz o Sr. Ministro Rui Gomes da Silva que os comentários não têm qualquer ligação com a realidade e de serem feitos em persecução de fins pessoais de Marcelo Rebelo de Sousa e que por isso devem acabar.
Pergunto eu:
- Quando Marcelo Rebelo de Sousa elogia algo que o Governo tenha feito também não tem nada a ver com a realidade?! Porque já o vi elogiar o trabalho feito, embora não saiba precisar quando (não me lembro o que comi há uns dias quanto mais..).
- Se tais comentários não têm nada a ver com a realidade porque não confrontar a realidade com os comentários?! Faça-o e mostre que está certo, Sr. Ministro. Até porque não tem nada a temer se não são comentários verdadeiros.
- A tolerância de ponto foi nesta altura uma boa decisão?! Posso até ter adorado estar mais tempo com aqueles que gosto e que ontem teriam aulas e lembro-me de que acharia o mesmo se fosse aluno do secundário (Mais um dia de férias, que maravilha!), mas terá sido uma boa decisão?
Não meto as minhas mãos no fogo na defesa de Marcelo Rebelo de Sousa (não o faço com muita gente, não as quero queimar), nem concordo com tudo o que diz, mas acho que está a ser injustiçado pelo Sr. Ministro que, pelos vistos, não aceita criticas ao Governo de que faz parte. Não sei se será por querer virar costas à verdade (A verdade custa a ouvir) ou pelo que será, mas não sabe aceitar criticas.
O que penso é que Criticas são sempre boas por mais más que sejam e por mais mal que nos façam sentir porque depois de filtradas (porque nem todas são verdade) dá para aprendermos com elas e evoluir e por isso não compreendo este caso.